História
A demanda por roupas Plus Size foi detectada no início do século XX por um produtor de roupas para gestantes nos EUA que começou a fazer sucesso entre as gordinhas e acabou por se especializar neste mercado. Com a expansão e popularização da indústria do fast-food, haviam cada vez mais gordinhas. Ao mesmo tempo em que a indústria da moda se tornava cada vez mais popular. Até então as mulheres de tamanhos maiores faziam suas roupas apenas sob medida.
O primeiro varejista Plus Size no Reino Unido foi fundado em 1930.
Em 1980, Max Mara criou a Marina Rinaldi, primeira grife Plus Size com roupas de alta qualidade e com reconhecimento pelo mercado da moda mundial.
O maior mercado Plus Size do mundo é os EUA. Obviamente, por ser o país com a maior proporção de mulheres acima do peso do mundo. Mais de 60% das mulheres adultas dos EUA estão acima do peso e mais da metade dessas mulheres se encontram na faixa onde são classificadas como obesas ( IMC > 30 ).
A Austrália é hoje o segundo maior mercado Plus Size do mundo. Mais de 56% das mulheres australianas estão acima do peso e a a Austrália é hoje o país em que a média de peso da população mais aumenta ano após ano. Esta demanda crescente, fez com que principalmente a partir de 1994, o mercado de moda Plus Size australiano se expandisse em impressionantes proporções.
No Brasil, 48% das mulheres estão acima do peso. O mercado Plus Size brasileiro tem se expandido muito nos últimos anos. Grandes marcas investem em tamanhos maiores e diversos varejistas especialistas em roupas plus size abastecem o mercado. Com a Internet, diversas lojas virtuais diversificam as opções para as gordinhas de todo o país. O mercado de moda Plus Size brasileiro é certamente uma tendência de mercado. Ainda não se compara aos EUA, Austrália, Europa…mas há cada vez mais oportunidades para lojistas e modelos plus size, e um mercado em expansão necessita de marketing, publicidade, transporte, mão de obra etc. fazendo com que o comércio seja beneficiado de uma forma geral.
“O mercado cresceu. Temos novas lojas e outras ganharam visibilidade porque agora a mídia permite. A variedade de peças é maior, o alcance a estas novidades foi facilitado com as lojas virtuais” conta Carla Manso – modelo plus size,
Está feliz por já ver algumas boas opções de roupas plus size, o que era raríssimo há alguns anos atrás ? Pois vai melhorar ! Se ainda não tem boas lojas de moda Plus Size em sua cidade, já existem diversas lojas virtuais de ótima qualidade e que você pode comprar se medo algum, como as que usam o PagSeguro do UOL, que garante o recebimento de seu produto ( ou devolve seu dinheiro ).